OS CAPUCHINHOS

A Ordem dos Frades Menores, em seu esforço por permanecer fiel às intenções do fundador, São Francisco de Assis, passou por muitas dificuldades ao longo de sua história, o que a levou a desacordos e organizações diferentes. Os três ramos maiores da Primeira Ordem, os Frades Menores, os Frades Menores Conventuais e os Frades Menores Capuchinhos, tiveram cada um sua organização e estrutura legal, mas todos apelam para São Francisco como seu pai e fundador.

Os Capuchinhos são o ramo mais recente, de 3 de junho de 1528, quando alguns Frades Menores das Marcas (Itália) quiseram viver uma vida mais estrita de oração e de pobreza para estarem mais perto das intenções originais de São Francisco. Graças ao apoio da Corte Pontifícia (através de Catarina Cibo, sobrinha do Papa), o novo ramo obteve bem depressa o reconhecimento e cresceu rapidamente, primeiro na Itália e depois, após 1574, em toda a Europa. Em Cabo Verde estão pela de forma estável desde 1947. O nome “capuchinhos” refere-se à forma especial do longo capuz; no começo foi como um apelido, depois passou o nome oficial da Ordem, que atualmente existe em 106 países em todo o mundo, com cerca de 11.000 frades que vivem em mais de 1700 comunidades (fraternidades). Simplicidade, proximidade do povo, espírito fraterno em nossas casas e no apostolado são os sinais visíveis que caracterizam nosso estilo de vida, ainda que tenha que ser incrementada a importância dada pelos primeiros capuchinhos à PENITÊNCIA-POBREZA E À VIDA DE ORAÇÃO AFETIVA: “... levantavam-se à meia noite e rezavam muito devotamente com muitas lágrimas e suspiros” (Leg 3Comp., 41, 7).

Além da Ordem Capuchinha de homens, existem muitos mosteiros contemplativos de monjas Capuchinhas e numerosas congregações religiosas de mulheres que se inspiram no carisma capuchinho, fundadas muitas vezes com a assistência de um frade capuchinho.

A Ordem Franciscana Secular, para os leigos, é uma organização independente que compreende toda a variedade franciscana. Menores, Conventuais, Capuchinhos e outros membros da Família Franciscana dão assistência espiritual à Ordem Franciscana Secular.

Todos esses grupos de religiosos e religiosas professos e os franciscanos seculares formam juntos a Família Franciscana.

Os frades Capuchinhos se identificam com o povo e com as causas eclesiais e sociais. Iniciaram sua presença e missão em Cabo Verde em 1947, nas ilhas do Fogo e Brava, provenientes de Turim, Itália. Os pioneiros atendendo ás necessidades missionárias e apostólicas se ocuparam dos mais pobres e desfavorecidos e de actividades paroquiais.

Jornal Terra Nova

Santo do dia